Lula teria contratado maior avisão do mundo para transportar R$ 13 milhões em espécie

Segundo delatores da Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria recebido propina de R$ 13 milhões em espécie, ou seja, em dinheiro vivo.

A possibilidade levantada pela Lava Jato é que Lula teria contratado o Antonov An-225, maior avião do mundo, para transportar o dinheiro.

O maior avião do mundo foi construído entre 1984 e 1988 para transportar o ônibus espacial soviético Buran – que fez apenas um voo não tripulado – até a sua base de lançamento.

O avião fez seu primeiro voo em 1988 e começou a operar no ano seguinte. No início, havia a intenção de produzir outras unidades do modelo, mas o fim da União Soviética e o colapso do programa espacial cancelaram a produção do avião.

Em 1994, o Antonov An-225 chegou a ser aposentado. Sete anos mais tarde, no entanto, passou por uma reforma e voltou à atividade. Desde então, tem sido utilizado para o transporte de cargas pesadas e operações humanitárias, como o terremoto no Haiti, em 2010, e o tsunami em Fukuoka, no Japão, em 2011.

O gigante dos ares tem capacidade total de carga de até 250 toneladas. Um boeing 747-8 pode transportar até 140 toneladas e um Airbus A330 até 70 toneladas.